Noroeste, sem vibração, perde em Itu e volta à Série A2

17/04/2011Noroeste

O técnico Jorge Saran assumiu tarde. Beto Souza, o diretor executivo, que montou o elenco atual

Jorge Saran, à esquerda, na foto, assumiu tarde, por teimosia do diretor Beto Souza, à direita, que montou o elenco, em insistir com Luciano Dias, seu amigo. Mais de 500 torcedores, em mobilização feita pelo ex-presidente Cláudio Amantini, estiveram em Itu, onde o time não transpirou como se devia e esperava-se, e assim entra para a História como rebaixado.

Desta vez Cosme e Doum não ajudaram o time do Damião, que viu pela segunda vez, em oito anos seguidos de administração absoluta, o seu Noroeste, ser vergonhosamente rebaixado à Série A-2 em 2012.

 

O megaempresário Damião Garcia que pouco vai ao clube, delegando poder ao diretor executivo Beto Souza, que montou o medíocre elenco, juntamente com o ex-técnico Luciano Dias, investiu significativamente, como sempre fez, mas a incompetência - não confundir com falta de probidade, que sobra, levou o Noroeste ao rebaixamento.

 

Bi-rebaixado pelo Ituano

Por ironia do destino, o Noroeste é rebaixado duas vezes pelo Ituano. Em 2008, o Ituano vinha de cinco derrotas seguidas, até enfrentar o Noroeste, em Itu, empatou em um gol e rebaixou o time de Damião Garcia à Série D do Brasileiro.

 

Em Itu, aliás, o Noroeste jamais venceu, desde o primeiro confronto em 1990. Agora em 10 jogos pelo Paulistão, cinco vitórias do Ituano, quatro empates e apenas uma vitória do Noroeste, em Bauru.

 

O técnico Ruy Scarpino, de educação e simpatia extremadas, foi técnico do Noroeste nos quatro primeiros jogos do Paulistão/2009, acumulando três derrotas. E hoje, técnico do Ituano, impõe derrota ao time que ajudou a derrubar há dois anos.

 

Queda anunciada

E a queda não foi neste domingo à tarde, na derrota de 2 a 0 para o Ituano, que fez jus ao slogan da cidade: “Onde tudo é grande”, e jogou como tal, diferentemente do Noroeste que passou os últimos quatro dias em resort de luxo, em Atibaia, defrutando o melhor.

 

A queda já se desenhava iminente. Como doente em estado terminal, que melhora para morrer, o Noroeste emergiu na vitória, surpreendente, sobre a Portuguesa, por 2 a 0, no Canindé, o que não acontecia havia mais de 33 anos.

 

Jorge Saran, ex-jogador, humildade, dedicado ao trabalho, mas como quase todos com esse perfil, não valorizado como se deve pela Administração Garcia, deu sobrevida ao time, unindo o elenco e afastando, sem cerimônia, os que estavam atrapalhando. Lamentável para o Noroeste e para os torcedores, Jorge Saran ter assumido tarde.

 

Poucas lágrimas a derramar

Também lamentável Beto Souza ter mantido, após quatro empates seguidos, o seu amigo íntimo Luciano Dias, que só caiu após a estonteante goleada para o Americana, em Bauru, devido a presença de Damião no jogo. Luciano é no muito técnico para time de Segunda Divisão.

 

A cidade de Bauru não derrama mais lágrimas incontidas como outrora. Já sofreu demais com o Noroeste e se calejou. A cidade, a cada novo ato da Administração Garcia, vai se distanciando do seu único clube de futebol profissional.

 

O Noroeste, registra-se, teve média de 2.342 pagantes em Bauru, neste campeonato. A pior de todos os tempos.

 

Empresário de jogadores

Quem bate esquece, quem apanha não, cita o adágio. Em 2009 quando pelejava para se manter na Série A-1 e acabou caindo, a cidade ouviu estarrecida Luiz Fernando Garcia dizer que não precisava do empresariado de Bauru e tampouco da torcida.

 

Filho de Damião Garcia, Luiz Fernando Garcia é dono da empresa Luiz Fernando Assessoria Esportiva Ltda que gerencia oito jogadores do atual elenco do Noroeste, a saber: os zagueiros Matheus e Marcelinho, o ala-meia Giovanni, os meias-atacantes Vandinho e Altair e os atacantes Diego e a patranha Otacílio Neto.

 

No jogo, Ituano acreditou

Aos 4 minutos Alan em chute de pé direito obriga o goleiro André Luiz a desviar a bola para a linha de fundo. Aos 7 minutos o ala Gustavo cobra falta para fora.

 

Aos 17 minutos bola rápida de Diego para Vandinho que finaliza para fora, desperdiçando ótima chance para o Noroeste. Aos 25 minutos bola na área do Ituano, mas o atacante Diego não a alcança com a cabeça.

 

Gooolll - Aos 30 minutos o ala Márcio Gabriel rebate a bola para trás e na indecisão da defesa do Noroeste, o meia-atacante Kleyton Domingues toca de cabeça e marca 1 a 0.

 

Aos 37 minutos em contra-ataque do meia-atacante Jefferson, o zagueiro Matheus o desarma evitando perigo de gol ao Noroeste que precisando vencer, não consegue ter qualidade na saída de bola.

 

Noroeste desmotivado

O Noroeste voltou do vestiário com o 3-5-2 desfeito. Sai o zagueiro Cris e entra o atacante Otacílio Neto. Aos 2 minutos o goleiro André Luiz pega firme bola chutada pelo atacante Malaquias.

 

O Noroeste com pouca inspiração “assiste” o Ituano, suando em bicas, a tocar a bola. Aos 16 minutos Alan dribla e é derrubado. Pênalti.

 

Gooolll - Aos 18 minutos o ala Anderson Sales cobra o pênalti, sem possibilidade de defesa para o goleiro André Luiz: 2 a 0.

 

Aos 24 minutos o atacante Alan solta o chute com o goleiro André Luiz evitando o terceiro gol do Ituano. Aos 33 minutos em cobrança de falta Leomir assustou a defesa do Noroeste, com a bola saindo para fora.

 

Com o jogo encerrado a torcida esperou o jogo do Canindé acabar. E vibrou, invadindo o campo, com a vitória da Portuguesa Desportos por 1 a 0 sobre o São Bernardo, que mantém o Ituano na Primeira Divisão.

 

“Mudar de conceito”

Chorando, com voz embargada, o volante Júlio César desabafou ao repórter Jota Augusto, da Rádio Auri Verde. “Foi difícil subir e agora essa situação”, evitando analisar a campanha.

 

Jota Augusto, há mais de 30 anos, setorista no Noroeste, também desabafou durante a transmissão. “Se ficar precisa mudar o conceito. E se sair o Noroeste também não vai acabar”, se referindo ao presidente Damião Garcia.

 

Clique aqui e veja a Campanha do Noroeste no Paulistão/2011.

 

Erlinton Goulart, especial para o Futebol Bauru

www.futebolbauru.com.br

17/04/2011.

Veja Também