Damião Garcia


Noroeste, mais de cem anos de história


Quinta-feira, 1º de setembro de 1910, provavelmente dia de sol e em noite histórica, grupo de bauruenses se reuniu e fundou o EC Noroeste. Registra-se que o SC Corinthians, também foi fundado naquele 1º dia setembro. 

José de Oliveira, João Ribeiro, Norberto de Brito, Manoel de Almeida Brandão, Joaquim Bueno de Siqueira, Francisco Martins Júnior, Jorge Pimentel Pinto, Paulino Jardim Vieira, Clodoaldo Carlos Martins, João Maringoni e Irineu Martins, a maioria, possivelmente ferroviários, elegeu o engenheiro Carlos Gomes Nogueira ao cargo de primeiro presidente do Noroeste e Marinho Marques, o primeiro treinador. 

Notáveis da época, entre eles o Profº Ernesto Monte, Jurandyr Bueno, Salvador Filardi, Nicola Avalone Júnior, o Nicolinha, prefeito de Bauru em 1958, José Vieira Reis, Felisbino da Silva Martha, Edgar Leite, Paulino Rafael, Antônio Cintra Júnior, Mário Calmon, Octávio Pinheiro Brizola, Eduardo Vergueira de Lorena, José Júlio Zuicher e o engenheiro Alfredo de Castilho que dá nome ao complexo do Noroeste, em Vila Pacífico, (na grande Vila Falcão), foram os primeiros sócios beneméritos do clube. 

1º time

O primeiro time montado por Marinho Marques tinha Manoel Joaquim Macedo, Domingos Bertoni, Luiz Savi, Antônio Savi, Domingos Lamônica, José Régis e Francisco Régis, entre outros. 

A contratação do atacante Jairzinho, campeão Mundial na Copa do Mundo de 1970, no México, foi o maior acontecimento na história centenária do Noroeste. 

Time para ser campeão

Segundo o jornalista João Carlos de Almeida, o João Bidu, o então supervisor do Noroeste, José Amado Calazans “telefonou para Jairzinho que estava na Portuguesa da Venezuela, lhe dizendo que o Noroeste estava montando time para ser campeão do Campeonato Brasileiro”. 

Acreditando ou não, Jairzinho chegou a Bauru, de avião, em abril de 1978, ano em que o Noroeste disputou inédito, e pela única vez, o Campeonato Brasileiro, atual Serie A. Cláudio Amantini era o presidente do clube. 

Muito dinheiro

O auge do Noroeste, nos seus mais de 110 anos de existência, foi de 2004 a 2012, na gestão do mecenas Damião Garcia que despejou caminhão de dinheiro no clube. O Noroeste ganhou títulos como jamais havia e foi clube exemplar, pagando religiosamente em dia. 

Veja abaixo as conquistas do Noroeste na gestão Damião Garcia: 

2012

Campeão da Copa Paulista

2010

Vice-campeão do Campeonato Paulista Série A-2

Campeão invicto dos Jogos Regionais de Lins

2008

Vice-campeão do Interior Paulistão Série A-1

9º colocado Paulistão

2007

Vice-campeão do Interior, Campeonato Paulista A-1 (Paulistão)

7º colocado Paulistão 

2006

Campeão do Interior, Campeonato Paulista Série A-1 (Paulistão)

Campeão invicto dos Jogos Regionais, Piracicaba

4º lugar (inédito) Campeonato Paulista Série A-1 (Paulistão)

2005

Campeão da Copa FPF - Federação Paulista de Futebol, atual Copa Paulista

Vice-campeão Campeonato Paulista Série A-2

2004

Campeão invicto dos Jogos Regionais, Jaú

3º lugar Jogos Abertos do Interior, Barretos

3º lugar Campeonato Paulista Sub-20

4º lugar Campeonato Paulista A-3, acesso à A-2

 

Pesquisa e texto

Erlinton Goulart, jornalista

www.futebolbauru.com.br

25/11/2021