Noroeste encerra preparação para a Copinha que disputará pela 17ª vez

23/12/2015Noroeste

Time comandado por Pachani, à direita, com o auxiliar Alex Garcia, goleou em jogos-treino. (Futebol Bauru)

Time comandado por Pachani, à direita, com o auxiliar Alex Garcia, goleou em jogos-treino. (Futebol Bauru)

O Noroeste irá disputar a sua 17ª Copa São Paulo de Futebol Júnior, estreando na 47ª edição da competição em 2 de janeiro, às 16 horas, contra Palmas (TO), na abertura do Grupo 6, em Bauru, sede pelo terceiro ano seguido.

 

Dia 4, às 17 horas, enfrentará o União Barbarense e dia 6, às 19 horas, jogará contra o Coritiba (PR). Na edição de 2016 os dois primeiros colocados avançam.

 

O time atual é comandado por Roderlei Pachani e buscará avançar, o que não acontece desde 2005.

 

O time encerrou a fase de preparação com goleadas em jogos-treinos. Marcou 9 a 3 sobre o combinado de Boracéia, 7 a 0 diante de Barra Bonita, 4 a 1 contra o Linense e 7 a 0 sobre Agudos, em seu último jogo-treino.

 

Ano passado, sob o comando de Luciano Sato, o Noroeste ficou em 2º no grupo que tinha Fluminense (RJ), Luverdense (MT) e Comercial (PI).

 

Três derrotas

Em 2014, em Bauru, também com Sato, o Noroeste perdeu os três jogos. Em 2013, em Lins, ficou em terceiro no grupo e em 2012, em São Bernardo do Campo, alcançou a segunda colocação na chave.

 

Sob o comando do então treinador Jorge Saran, o Noroeste realizou em janeiro de 2011 em Taboão da Serra a sua pior campanha.

 

O time perdeu os três jogos: Taboão da Serra, Bahia e América Mineiro.

 

1ª vez em 1973

O Noroeste disputou pela primeira vez a Taça São Paulo de Futebol Juvenil em 1973, sob o comando de Luiz Carlos de Oliveira, o Bolão, falecido.

 

O time ficou alojado no Pacaembu, igualmente em 1974 quando nas duas edições conquistou dois empates e quatro derrotas.

 

Ausente no Centenário

O Noroeste que não disputou, pois não foi convidado, em 2010, ano em que comemorou o Centenário de fundação, abrigou em Bauru, o evento por quatro anos seguidos, de 2003 a 2006.

 

Em 1991 foi sede, pela primeira vez, na gestão do empresário Caio Coube.

 

Em Bauru em 1991 o Noroeste teve entre os adversários o Santa Cruz (PE) que tinha o meia Rivaldo já despontando e que viria a ser anos depois o Melhor do Mundo.

 

Melhor em 2005

Na melhor campanha, em 2005, obteve a 16ª colocação entre os 88 times participantes. Conquistou três vitórias na primeira fase, pelo Grupo F. Marcou 5x3 na Ponte Preta, 3x0 no Luverdense (MT) e 2x0 no Santa Cruz (PE).

 

Na segunda fase, venceu nos pênaltis, o Goiás (GO) por 4 a 3, após empate em dois gols no jogo. O time, em Bauru, avançou às oitavas-de-final, sendo eliminado nos pênaltis pelo Iraty (PR) por 9x8, depois de empate em três gols na partida.

 

Carlos Alberto Seixas foi o técnico e no mesmo ano levou o Noroeste à conquista inédita do título da Copa Federação, atual Copa Paulista.

 

2003 de volta a Bauru

Em 2003 em sua primeira participação, na era Damião Garcia, no Estádio “Alfredo de Castilho”, o Noroeste goleou Cuiabá (MT) por 4 a 0, e empatou em dois gols com o Grêmio (RS) e o Avaí (SC), primeiro colocado. O time obteve a segunda colocação no Grupo K, não avançando.

 

O Noroeste avançou à segunda fase em 2004, perdendo em Osasco para o Corinthians, campeão naquele ano, por 2 a 1.

 

Na fase de classificação, em Bauru, pelo Grupo T, venceu o Cene (MS) por 4 a 0 e o Juventude (RS) por 1 a 0 e foi derrotado pelo Iraty (PR) por 2 a 1.

 

Surpreendido

Em 2006, também em Bauru, pelo Grupo F, igualmente comandado por Carlos Alberto Seixas e com a base do time campeão da Copa Federação, decepcionou perdendo a primeira colocação, no saldo de gols (1x3) para o Londrina (PR).

 

Foram duas vitórias, 1x0 sobre o Londrina, 3x2 no Mixto (MT) e a surpreendente derrota para o Corinthians (AL) por 3x2. O Noroeste não avançou à segunda fase.

 

Fracasso com Lela

Em janeiro de 2007, em Barueri, sob o comando de Lela, um de seus maiores ídolos como jogador, duas derrotas para Inter (RS) e Grêmio Barueri e vitória diante do Comerciário (MA).

 

Jogando em Leme em 2008, o Noroeste perdeu a vaga para o Coritiba (PR), ficando em segundo lugar e em 2009 em São José dos Campos, o time também não passou da primeira fase, perdendo a vaga para o Internacional (RS).

 

Clique aqui e saiba os Jogos do Noroeste na Copa São Paulo

 

Clique aqui e saiba os Jogos do Noroeste no Paulista A3

 

Erlinton Goulart, Futebol Bauru

www.futebolbauru.com.br

24/12/2015


Veja Também