Ex-presidente pede à Fifa respeito ao Brasil

30/09/2011Mais Esportes

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu nesta sexta-feira à Fifa que respeite a soberania do Brasil, depois de rumores da imprensa sobre desacordos entre o governo brasileiro e a entidade que comanda o futebol mundial quanto ao projeto de Lei para regular o Mundial de 2014.

 

“Acho que é muito difícil, muito difícil, que a Fifa resolva ter uma discordância sobre um projeto de lei aprovado de forma soberana por um congresso nacional”, afirmou Lula à margem de um seminário organizado em Londres, na Inglaterra, pela revista The Economist.

 

O presidente ressaltou ainda que nenhum país do mundo pode abrir mão de sua soberania.

 

“Nosso compromisso com o mundo esportivo e com o Brasil foi (sic...) organizar a melhor Copa do Mundo que pode ser feita. O resto, a Fifa deixa com o Brasil”, recordou o ex-presidente, que durante seu mandato conseguiu fazer que o Brasil fosse escolhido para organizar o evento.

 

Cobrança de meia-entrada

A Lei Geral da Copa enviada recentemente ao Congresso gerou atritos entre a Fifa e o governo federal. Para a Fifa a legislação afetará suas receitas na Copa de 2014.

 

Entre os sete pontos de discórdia está a manutenção, no projeto de lei, da cobrança de meia-entrada para idoso nos jogos do Mundial.

 

A proposta facilita ainda a entrada de estrangeiros no país no período das competições, determina regras de proteção às marcas associadas ao evento, fixa normas sobre transmissão e retransmissão de jogos, estipula condutas proibidas nos estádios e estabelece normas para o torcedor.

 

O ministro de Esporte, Orlando Silva Júnior, disse que a presidenta Dilma Roussef vai se encontrar com representantes da Fifa para resolver as divergências em torno da Lei Geral da Copa.

 

“A presidente Dilma orientou que a gente marque uma reunião com a Fifa. Devemos definir ainda nesta semana a delegação, a data e o local desse encontro. Uma conversa franca, direta que deve acontecer nos próximos dias vai ser positiva”, afirmou Silva.

 

Redação Futebol Bauru

www.futebollbauru.com.br

30/09/2011.

Veja Também