Ex-Noroeste viciado em droga está internado em sítio
Fora do peso, Valdiram chegou em 31 de outubro de 2008
O ex-gerente de futebol Joice Queiroz foi quem trouxe Valdiram
O atacante Valdiram que se apresentou ao Noroeste em outubro de 2008 e vestiu a camisa do clube por apenas 29 minutos, está em sítio de reabilitação, após ter ido ao fundo do poço com bebidas, drogas e mulheres.
O atacante Valdiram, 29 anos, que chegou ao Noroeste em outubro e que no Paulistão/2009 jogou apenas 29 minutos, na derrota de 2 a 1 para a Portuguesa Desportos, em Bauru, dia 1 de fevereiro, no time que foi rebaixado à Série A-2 é, atualmente, apenas um dos 280 homens que buscam reabilitação em um sítio em Nova Iguaçu, cidade da Baixada Fluminense (RJ).
Os gastos com bebida, mulheres e drogas fizeram o atacante perder tudo o que havia conquistado no futebol. Agora, tenta um recomeço no Instituto Vida Renovada, braço social de uma igreja evangélica, e divide espaço com traficantes, estupradores e assaltantes. Pessoas de alta periculosidade que tiveram progressão da pena e tentam recomeçar a vida.
Artilheiro da Copa Brasil
O Vasco da Gama, que na próxima quarta-feira joga pelo empate contra o Coritiba, em Curitiba (PR) para conquistar a Copa do Brasil, tinha Valdiram, artilheiro com sete gols, também na final da competição em 2006 conquistada pelo Flamengo.
Jogando ao lado de Romário, hoje Deputado Federal (PSB/RJ), Valdiram virou sensação do futebol brasileiro. Apareceu rapidamente no cenário nacional. E com a mesma velocidade sumiu após ser afastado do elenco na véspera da decisão contra o Flamengo.
Na época, a diretoria do Vasco alegou que o promissor jogador havia cometido grave ato de indisciplina, mas não revelou qual teria sido o problema. Era o início de uma batalha contra a bebida e as drogas.
Sem telefone...
Valdiram está há um mês sem ingerir bebida alcoólica e consumir cocaína. Mesmo período em que também pratica abstinência sexual. Não tem acesso à internet, teve que abrir mão do telefone celular e, no estagio inicial de tratamento, é proibido de assistir à televisão. Tudo isso para tentar se curar do vício em sexo e em cocaína.
Natural de Canhotinho, interior de Pernambuco, Valdiram revela que começou a beber cerveja aos 10 anos. Nunca mais conseguiu largar a bebida.
Mesmo assim, disse ter passado por cerca de 20 clubes ao longo de 15 anos de carreira. O fundo do poço veio de dezembro do ano passado até maio de 2011. Época em que admite ter usado cocaína diariamente.
Muitas mulheres...
Outro tormento na vida de Valdiram foram às mulheres. A incontrolável compulsão sexual do jogador foi determinante para podar a sua carreira. Quando defendia o CRB (AL), clube que o revelou em 2000, foi acusado de estupro.
No Vasco, não resistia nem às funcionárias de São Januário. A ponto de ser chamado atenção pela diretoria, mas a situação se complicou de vez no Central (PE) no início deste ano quando foi pego em motel com quatro mulheres e acabou dispensado.
Filhos distantes
Valdiram Caetano de Morais foi casado até 2009. De lá para cá, separou-se e vive distante dos filhos Letícia, 7 anos, e Valdiram Júnior, 4. Considera a ex-mulher uma das melhores amigas, e, por isso, se arrepende de não ter sido um marido fiel. O rompimento o fez cair em depressão.
Do dinheiro que ganhou no Vasco, comprou uma casa para os pais, para a tia que o criou até os 15 anos e presenteou cada uma das três irmãs com um imóvel em Canhotinho. Também tem um carro em seu nome, mas aos cuidados dos parentes na mesma cidade.
Valdiram sequer sabe escrever o próprio nome. Porém, conseguiu realizar dois sonhos de infância: jogar ao lado de Romário e ter o nome gritado por um Maracanã lotado de torcedores do Vasco.
Passagens na polícia
O jogador foi detido três vezes nos últimos 10 anos. Em 2000, quando atuava pelo Mirassol, foi parar na cadeia por suspeita de agredir uma namorada.
Em 2003, foi acusado de tentativa de estupro e preso. Pouco tempo depois, já no Belenense, de Portugal, Valdiram foi apontado como suspeito de uma nova tentativa de estupro.
Na época, o atleta negou as acusações, mas admitiu ter batido em uma namorada. As confusões e indisciplinas levaram o clube português a rescindir o contrato com Valdiram.
Peso morto no Noroeste
Depois de dispensado pelo Criciúma (SC), Valdiram, por indicação do ex-gerente Joice Queiroz, outro de péssima memória para o Noroeste, chegou muito acima do peso no Estádio “Alfredo de Castilho” em 31 de outubro de 2008.
Porém, só foi apresentado em 4 de dezembro, juntamente com o técnico Ruy Scarpino que iniciou a derrocada do Noroeste no Paulistão/2009 e ao consequente rebaixamento.
Valdiram deixou o Noroeste, pela porta do fundo, em 14 de fevereiro, quando, pela porta da frente, chegava Bruno César que viria depois a se destacar no Corinthians.
Redação Futebol Bauru
03/06/2011.
Veja Também
-
Noroeste a menos de 2 meses do início do Paulistão só tem 10 jogadores
Os atacantes Luiz Thiago e Carlão destaques no Paulista A2 no primeiro semestre, seguem no Noroeste. (Bruno Freitas/ECN/Arquivo)
-
Noroeste no grupo do São Paulo enfrentará Corinthians, Santos e Palmeiras
Noroeste não enfrentará times do seu grupo, mas sim das chaves A, B e D. Paulistão começará em 16de janeiro. (Bruno Freitas/ECN/Arquivo)
-
Noroeste voltará a ser comandado por Paulo Comelli após 19 anos
Paulo Comelli antes de treino no Noroeste em 2006. (Futebol Bauru/Arquivo)
-
Noroeste ainda não anunciou técnico e nem elenco para o Paulistão antecipado
Laurence Moisés Camargo Egert, o Fujão. (Noroeste/Arquivo)
-
Ex-diretor do Noroeste, médico, empresário… Dr. Assaf recebe título na Câmara
Dr. Assaf Hadba recebeu o Título de Cidadão Bauruense, pelas mãos do vereador Júnior Rodrigues, presidente da Câmara Municipal. (Futebol Bauru 03/10/2024)
-
Noroeste disputará o Paulistão pela 35ª vez em novo gramado
O gramado inaugurado em 1960 e reformado em 1991 foi retirado, e no local um novo para a disputa do Paulistão. (Bruno Freitas/ECN 17/09/2024)