É madrugada no céu e Pila está a sorrir...
Pila, 1951 - 2013
Depois da meia noite a tendência é clarear. Dizia sempre Pila, em suas muitas histórias, mas, sobretudo as estórias que contava com originalidade antológica.
Pila não contou, e esse talvez fosse segredo dele, que entre a meia noite até o dia clarear, tem a madrugada. E a madrugada, que Pila conheceu como ninguém, o levou sorrateiramente.
Odair do Carmo Rodrigues, o Pila, ex-investigador de polícia, que não se corrompeu, repousa agora. Ficou o riso maroto, cândido e por vezes cálido. Riso combinando com o olhar de lado, inigualáveis, inimitáveis.
Pila divertia e se divertia com as estórias formidáveis que contava, provocando riso em sisudos e gargalhadas de esborrachar em quem vive, sempre de boa, como João Bidu e Renato Zaiden.
Wirson Barbeiro, o cantor
As mais fabulosas diziam respeito às traquinagens de Wirson Barbeiro, ‘metido a falar ingrêis’. Certa noite o levou, Mané Balaustra, Celso Maconha e Paulo Manso para baile de aniversário de Piraju.
A cidade estava no baile. Paulo Manso irrompeu o palco, dizendo ao maestro da famosa orquestra Cassino Royale, que ali na platéia, tinha um cantor internacional, porém, que só falava em inglês.
Sabe Deus como, enfiaram Wirson Barbeiro no palco, que embalado por muitos “rabo de galo” não conseguiu dar sequencia aos primeiros acordes de “My Way” de Frank Sinatra, que também mora no céu.
Wirson Barbeiro balança diante do microfone. A orquestra silencia e cara de pau, Paulo Manso, diante do salão atônito, diz pelo microfone que ‘o cantor está nervoso por que chegou ontem no Brasil’. Não há mais razão para o baile continuar...
Com o irmão Lelo
Pila que esparramava alegria nos botecos, especialmente nos muitos que frequentava no Parque Vista Alegre - o do Narciso Amorim era um dos preferidos, certamente já está fazendo sorrir em outras paragens.
Deve já ter se reencontrado com o irmão, o ex-vereador e pastor José Walter Lelo Rodrigues. Mas na igreja onde Lelo deve estar pregando, Pila ficará pouco. Tem muito a rodar e a visitar.
Na agenda deverá estar com Sandra Bréa. Terá enfim a oportunidade de certificar-se com a própria, se verdadeira a estória da atriz em show, há anos, em Guarantã que teria chamado de ‘gatão’ o então delegado Reinaldo Brandão.
Pila vai se avistar ainda com os delegados Marcos de Paula Rafael, Evandro Ruivo, Francisco Assis Moura, o Chicão... e com eles, não é como hoje, bandido não tinha vez.
Mas Pila ficará mesmo inebriado ao rever Wirson Barbeiro, Aldo do G Petisco, Mário Tavares, Paulo Manso, Pafúncio...
Erlinton Goulart, jornalista, amigo de Pila
08/08/2013
Veja Também
-
Brasileiro Série A começa com mudanças e muito dinheiro aos times
Botafogo, Rio de Janeiro, atual campeão Série A do Brasileirão. (Internet)