CBF homologou SAF de clube paulista
CBF - Confederação Brasileira de Futebol homologou nesta quarta-feira a transformação da Portuguesa em SAF - Sociedade Anônima do Futebol.
Com a oficialização, a Portuguesa SAF assume os ativos do futebol da Associação Portuguesa de Desportos, incluindo o registro na FPF - Federação Paulista e na própria CBF, além dos direitos econômicos e federativos dos jogadores, premiações e valores de transmissões.
O sócio-investidor e presidente da SAF, Alex Bourgeois, celebrou a decisão.
Em novembro de 2024, os conselheiros da Portuguesa aprovaram, de forma unânime, a transformação do clube em AS e a cessão de 80% da participação à Tauá Partners. A decisão foi posteriormente ratificada pelos sócios.
No entanto, o COF - Conselho de Orientação Fiscal da Portuguesa, presidido por José Gonçalves Ribeiro, questionou divergências no contrato assinado pelo então presidente do clube, Antonio Carlos Castanheira, e os investidores.
Em nota, o órgão alegou que o documento final não condizia com a versão inicialmente apresentada. Diante disso, o COF notificou a Associação exigindo ajustes para liberar a homologação da SAF.
O impasse jurídico levou a FPF a não reconhecer a administração da Portuguesa como SAF, impedindo o registro de jogadores e o recebimento de cotas de participação e premiação em competições.
Redação
Futebol Bauru
26/03/2025
Veja Também
-
Brasileiro Série A começa com mudanças e muito dinheiro aos times
Botafogo, Rio de Janeiro, atual campeão Série A do Brasileirão. (Internet)