Noroeste vira modelo de administração com Família Garcia
Em construção, o Estádio Alfredo de Castilho foi inaugurado em 5 de junho de 1960 com o Noroeste vencendo o Palmeiras, em jogo amistoso, por 3 a 2. (Ricardo Ursulino)
Evaldo Armani (gerente de marketing), João Paulo Garcia (vice-presidente), Beto Souza (consultor executivo), Paulo Garcia (patrocinador master) e Paulo Henrique Garcia (marketing). (Futebol Bauru)
Damião Garcia assumiu em 2003 e transformou o clube em referência no Interior. (Futebol Bauru)
Em construção, o Estádio "Alfredo de Castilho" foi inaugurado em 5 de junho de 1960 com o Noroeste vencendo o Palmeiras, em jogo amistoso, por 3 a 2. (Ricardo Ursulino)
Noroeste e Secretaria Municipal de Cultura realizam nesta sexta-feira, às 20 horas, no Museu Ferroviário Regional de Bauru, na quadra 1 da Rua 1º de Agosto, Cerimonial de Abertura da Exposição em homenagem aos 102 anos do clube, completados em 1 de setembro passado.
A exposição, até o próximo dia 15, objetiva contar a trajetória do Noroeste ao longo dos anos, desde 1910, quando foi fundado.
De acordo com a coordenação, o visitante terá acesso a uma coleção de camisas de várias épocas, as conquistas representadas pelos diversos troféus, jornais de época narrando os campeonatos.
E também imagens de vários períodos, desde a sua construção, fotografias dos times, do primeiro campo que incendiou em 1958 até os dias atuais.
Mesmo dia do Corinthians
Fundado em 1º de setembro de 1910, mesma data da fundação do Corinthians, com o nome de Sport Club Noroeste, teve como primeiro presidente o engenheiro Carlos Gomes Nogueira.
Entre os primeiros sócio-beneméritos do clube estão figuras importantes de Bauru, como Alfredo de Castilho, Eduardo Vergueiro de Lorena (prefeito de Bauru entre 1925-26 e 1929-30).
Ernesto Monte (prefeito de 1938-41), Otávio Pinheiro Brisolla (prefeito entre 1918-21 e entre 1948-52), entre outros.
Campo pegou fogo
O estádio Alfredo de Castilho, à época ao lado do Hospital de Base, foi inaugurado em 1º de agosto de 1935, em jogo contra o Campinas. O estádio pegou fogo em 1958 em jogo contra o São Paulo.
A partir de 1960 o Noroeste passou a mandar seus jogos no Estádio “Alfredo de Castilho”, na Vila Falcão.
Alfredo de Castilho foi diretor da E.F. Noroeste do Brasil entre maio de 1925, nomeado pelo presidente Artur Bernardes, e 1929 e de 1934 até março de 1937. Faleceu em 1947.
Em 1943, o Noroeste conquista seu primeiro título Estadual no Campeonato do Interior, representado por uma estrela dourada no atual uniforme oficial. Na final, disputada em dois jogos contra o Guarani, o Noroeste levou a melhor.
Damião Garcia
O auge sem dúvida foi a partir de 2003 quando o megaempresário Damião Garcia, dono da Kalunga assumiu o clube que estava para ser desfiliado da FPF.
Quase 100 ações trabalhistas foram pagas por Damião que igualmente pôs em dia os salários, atrasados quase quatro meses.
Em 2005 o Noroeste conquistou inédito o título da Copa FPF, atual Copa Paulista e o vice do Campeonato Paulista Série A-2.
Em 2006 obteve o inédito quarto lugar no Campeonato Paulista Série A-1, o Paulistão, e disputou pela primeira vez a Copa do Brasil.
Exemplo de administração
Na era Garcia o clube se modernizou como empresa, conquistando duas vezes o título de vice-campeão do Interior.
João Paulo Garcia, 31 anos, neto de Damião Garcia e gerente financeiro da Kalunga é o atual vice-presidente e comanda o clube, semifinalista na A-2 deste ano e classificado entre os 16 melhores para a segunda fase da Copa Paulista.
Estruturado e modelo de administração no Interior, o Noroeste tem atualmente 85 garotos nas categorias de base.
O time Sub-20 também está classificado para a segunda fase do Campeonato Paulista 1ª Divisão da categoria.
Erlinton Goulart, especial para o Futebol Bauru, com dados da Assessoria de Comunicação do ECN e Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Bauru.
13/09/2012.
Veja Também
-
Noroeste arranca empate em Mirassol e se reabilita depois de derrotas
Noroeste reagiu no segundo tempo e conquistou um ponto em Mirassol. (Bruno Freitas/ECN/08.02.2025)
-
Aal estreia com derrota, a 3ª do Noroeste e a 2ª consecutiva
Noroeste voltou a decepcionar diante da torcida, perdendo da Ponte. (Bruno Freitas/ECN/05.02.2025)