Noroeste perde seu maior presidente e também seu maior mecenas

22/04/2016Noroeste

Damião Garcia, ao lado do vice, o também bauruense, João Carlos de Almeida, o João Bidu, levou o Noroeste a condição de referência no Interior. (Futebol Bauru/Arquivo)

O bauruense Damião Garcia, 86 anos, um dos maiores ou possivelmente o maior presidente do Noroeste, morreu em São Paulo, por coincidência do destino, na data do Descobrimento do Brasil.

 

O empresário, ex-funcionário da Tilibra, que em 1972 fundou a Kalunga, a maior rede brasileira de papelaria e materiais para escritório, contando com mais de 140 lojas em 10 estados, descobriu o Noroeste na década de 1940.

 

Damião morava com os pais e irmãos na Avenida Duque de Caxias, próximo ao antigo campo, na Rua Quintino Bocaiúva. E era “penetra” nos jogos do Noroeste.

 

“Sou, acredite, um apaixonado pelo Noroeste”, costumava contar com orgulho.

 

O Noroeste só foi descobrir Damião no final da década de 1990, através do ex-presidente Cláudio Amantini, seguramente o mais popular dos presidentes.

 

Seis finais em 10 anos

As maiores conquistas do Noroeste foram, notadamente, com Damião Garcia, de abril de 2003 a setembro de 2012, quando já com a saúde merecendo atenção deixou o clube, renunciando a presidência.

 

Em quase 10 anos com Damião, o Noroeste levantou os títulos da Copa Paulista em 2005 e 2012. Vice do Paulista A2 em 2005 e 2010, ano do Centenário de fundação do clube.

 

Em 2006, quarto colocado, inédito, no Paulistão e Campeão do Interior, título simbólico. Também no ano disputou pela primeira vez a Copa do Brasil, voltando à competição em 2007 e em 2013.

 

Sagrou-se ainda vice-campeão do Interior em 2007/08 em finais contra Guaratinguetá e Grêmio Barueri.

 

Dinheiro sem volta

Damião assumiu com o Noroeste à beira da desfiliação na FPF - Federação Paulista de Futebol. Quitou mais de 90 ações trabalhistas, recuperou e revigorou o clube.

 

Investiu significativamente tornando o Noroeste referência no Interior.

 

Segundo o ex-presidente da Diretoria e do CD - Conselho Deliberativo, empresário Antônio Carlos Gimenez, “Difícil o Noroeste ter outro Damião”.

 

“Lembro que em uma reunião do Conselho fez constar em ata que abria mão de todo o dinheiro que havia colocado no clube. E não foi pouco”, cita Toninho Gimenez. Levantamento feito mostra mais de R$ 10 milhões de reais em investimento.

 

Trabalho incomparável

Através de sua assessoria de comunicação o Noroeste envia nota. “É com extremo pesar que toda a diretoria do Esporte Clube Noroeste recebe a triste notícia da morte do nosso ex-presidente e bauruense Damião Garcia”.

 

“Damião estava com a saúde debilitada e tratava de um câncer generalizado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Agora ele teve o merecido descanso”.

 

“O presidente Emílio Brumati e o vice Rafael Padilha exaltam o incomparável trabalho feito pela gestão Damião Garcia e consideram como única e histórica nos quase 116 anos do clube”.

 

Clique aqui e saiba a Campanha do Noroeste no Paulista A3

 

Clique aqui e saiba mais Notícias do Noroeste

 

Erlinton Goulart, Futebol Bauru

www.futebolbauru.com.br

22/04/2016


Veja Também