Noroeste fará confronto inédito em sua 11a Copa SP

02/01/2011Noroeste

O técnico Jorge Saran prepara o time desde setembro passado. "Foram obervados mais de 300 jogadores e escolhemos 12", cita o treinador. Os 12 aprovados se somaram a base existente, explica João Fernando Gonçalves, responsável pelas caregorias de base do Noroeste.

Em confronto inédito contra o Taboão da Serra, na próxima quarta-feira, às 14 horas, em Taboão da Serra, o time Sub-18 do Noroeste estará estreando na 42ª Copa São Paulo de Futebol Júnior, que abriga 92 times, em 23 grupos, e com o campeão sendo conhecido em 25 de janeiro, nos 457 anos de fundação da cidade de São Paulo.

 

Avançarão a segunda fase o primeiro colocado de cada grupo e mais os nove melhores segundos colocados, independente do grupo a que pertençam.

 

O time do Noroeste, sob o comando do experiente técnico Jorge Saran, ex-Corinthians, além do Taboão da Serra, enfrentará o Bahia, dia 9, às 16 horas e o América Mineiro, dia 12, às 14 horas.

 

Pela 11ª vez

O Noroeste estará disputando a competição pela 11ª vez, já que por ironia do destino em 2010, no ano do Centenário, o clube não foi convidado pela FPF que a partir de 1990 passou a organizar o evento, criado em 1969 por Fábio Lazzari, ex-secretário de Esportes da Prefeitura de São Paulo.

 

A primeira participação do Noroeste, sob o comando do falecido Luiz Carlos Rezende de Oliveira, o Bolão, amigo íntimo de Lazzari, aconteceu em 1972, com a delegação se alojando no Pacaembu.

 

O time do Noroeste tinha o zagueiro Tecão que mais tarde se transferiu para o São Paulo e chegou à Seleção Brasileira, campeã dos Jogos Pan-Americanos, em 1975, no México.

 

Em Bauru em 91

Bauru, por iniciativa do então presidente do Noroeste, Caio Coube, abrigou pela primeira vez uma das sedes em 1991. O time tinha como técnico Marco Antônio Machado e o Santa Cruz (PE) se apresentou com o meia-atacante Rivaldo.

 

Na primeira fase o Noroeste venceu Santa Cruz e Moto Clube (MA), ambos por 2 a 0 e por 1 a 0 XV de Jaú e Atlético Mineiro. Na segunda fase derrotou o União São João de Araras por 1 a 0, empatou em três gols com a Internacional de Limeira e perdeu para o Goiás, que avançou, por 2 a 1.

 

A base do time do Noroeste, lembra o radialista Jota Augusto, da Rádio Auri Verde, era formado por Edson; Zé Maria, Marco Antônio Campagnolo, King e Serginho; Cláudio, Luís Cláudio e Luís Henrique; Adilan, Dumba e Hebinho.

 

Entre os 16 melhores

Na melhor campanha, em 2005, obteve a 16ª colocação entre os 88 times participantes. Conquistou três vitórias na primeira fase, pelo grupo F. Marcou 5x3 na Ponte Preta, 3x0 no Luverdense (MT) e 2x0 no Santa Cruz (PE). Na segunda fase, venceu nos pênaltis, o Goiás (GO) por 4 a 3, após empate em dois gols no jogo.

 

O time, em Bauru, avançou às oitavas-de-final, sendo eliminado nos pênaltis pelo Iraty (PR) por 9x8, depois de empate em três gols na partida. Carlos Alberto Seixas foi o técnico e no mesmo ano levou o Noroeste à conquista inédita do título da Copa Federação, atual Copa Paulista.

 

1972 - São Paulo

 

1973 - São Paulo

 

1991 - Bauru

1ª Fase: Noroeste, Santa Cruz (PE), XV de Jaú, Moto Clube (MA) e Atlético Mineiro

2ª Fase: Noroeste, Atlético Mineiro, Internacional Limeira, União São João (SP) e Goiás (GO)

 

2003 - Bauru

Noroeste, Grêmio (RS), Avaí (SC) e Cuiabá (MT)

 

2004 - Bauru

Noroeste, Cene (MS), Juventude (RS) e Iraty (PR)

2ª Fase: Noroeste eliminado pelo Corinthians, em Osasco

 

2005 - Bauru

1ª Fase: Noroeste, Luverdense (MT), Santa Cruz (PE) e Ponte Preta

2ª Fase: Noroeste e Goiás (GO)

3ª Fase: Noroeste e Iraty (PR)

 

2006 - Bauru

Noroeste, Londrina (PR), Mixto (MT) e Corinthians (AL)

 

2007 - Barueri

Noroeste, Grêmio (RS), Grêmio Barueri e Comerciário (MA)

 

2008 - Leme

Noroeste, Lemense, Coritiba (PR) e Tocantinópolis (TO)

 

2009 - São José dos Campos

Noroeste, São José, Internacional (RS) e Araguaína (TO)

 

2010 - Noroeste, em seu Centenário, não disputou

 

2011 - Taboão da Serra

Noroeste, Taboão da Serra, Bahia (BA) e Atlético Mineiro

 

Erlinton Goulart, especial para o Futebol Bauru

www.futebolbauru.com.br

02/01/2011.

Veja Também