Noroeste contagiado por Saran vence a primeira fora

02/04/2011Noroeste

O zagueiro Halisson, à esquerda, um dos destaques do Noroeste na vitória sobre a Portuguesa (Fernanda/Portuguesa)

O técnico Jorge Saran trabalhou forte durante a semana. Foi buscar auxiliar técnico e psicólogo, seus amigos, tirou os "medalhões", sacudiu o elenco que reage e vence a primeira fora.

Incorporado com o espírito guerreiro de seu treinador Jorge Saran, que ousou em estancar a leniência, substituindo-a pela coragem, mas, sobretudo por convencer o elenco que no futebol, como na vida, tudo se pode, quando se tem fé inabalável, o Noroeste, enfim venceu.

 

Após 76 dias, da estreia no Paulistão/2011, o time, com formação radicalmente modificada, conquistou a primeira vitória em campo adversário, derrotando a Portuguesa de Desportos, em pleno Canindé, por 2 a 0, neste sábado, na abertura da 17ª rodada.

 

O Noroeste não vencia a Portuguesa em São Paulo havia mais de 33 anos. A última vitória do Noroeste por 3 a 2 se deu em 7 de maio de 1977.

 

Com a terceira vitória, o Noroeste passa a somar 17 pontos, deixa a penúltima colocação na zona de rebaixamento e salta para a 15ª colocação, inflando-se de esperança para fugir da degola.

 

Mérito de Saran

O técnico Jorge Saran, substituto de Lori Sandri, trabalhou o psicológico dos jogadores, mas principalmente os conquistou com a linguagem simples de “boleiro”, é o principal artífice da vitória inesquecível.

 

O time guerreiro, do começo ao fim do jogo, marcou com determinação extremada induzindo a Portuguesa ao erro. O adversário sem velocidade na troca de passes se viu obrigado a alçar bolas na área do Noroeste.

 

O goleiro André Luiz, que voltou a ser o capitão e a fazer defesas importantes, não poderá enfrentar o São Paulo, dia 10, às 16 horas, em Bauru. O goleiro recebeu o terceiro cartão amarelo e terá que cumprir suspensão. Yuri entrará no gol.

 

Bola na trave

Aos 6 minutos o zagueiro Maurício derruba o atacante Diego, na entrada da área. O meia Vandinho, um dos destaques do time, cobra a falta por sobre o travessão do goleiro Weverton.

 

O ala-direita Paulo Sérgio, ex-Noroeste leva vantagem sobre o ala-esquerda Gustavo, mantendo-o na defesa. O atacante Diego atormenta a defesa da Portuguesa.

 

Aos 18 minutos Ivo chuta forte, o goleiro André Luiz rebate a bola salvando o gol. No rebote o ala Marcelo Cordeiro com o gol vazio chuta a bola na trave direita.

 

O Noroeste após iniciar bem o jogo, recua, oferece campo à Portuguesa que domina o meio campo e pressiona. Aos 25 minutos Paulo Sérgio, absoluto pela direita, cruza na área. Kempes, de cabeça, por sobre o travessão.

 

Aos 31 minutos Vandinho em cobrança de falta coloca a bola à direita da trave de Weverton com perigo.

 

Gooolll - Aos 34 minutos, em bela jogada, Vandinho e Diego trocam passes. Diego arranca em direção à área pela esquerda e solta o chute de pé esquerdo, colocando a bola entra a trave direita e o goleiro: 1 a 0.

 

Aos 37 minutos o atacante Kempes desvia de cabeça, com perigo, por sobre o travessão.

 

O Noroeste suporta a pressão da Portuguesa que teve oito escanteios, quatro seguidos, contra um do Noroeste que vence o primeiro tempo.

 

Em contra-ataques

Aos 40 segundos Otacílio Neto desvia e o goleiro Weverton põe a bola para escanteio. Noroeste bate três escanteios seguidos. Otacílio Neto sumido no primeiro tempo, completa para fora.

 

Aos 13 minutos Vandinho cobra falta da esquerda. Diego toca de cabeça à esquerda da trave com perigo. Aos 15 minutos Diego, voluntarioso, com câimbras, é substituído por Aleílson.

 

Aos 16 minutos Luiz Ricardo cruza fechado. Tiago Ulisses falha na marcação e de cabeça Marcelo Cordeiro completa para fora. Noroeste explora bem a velocidade de Márcio Gabriel pela direita.

 

Aos 25 minutos Vandinho cobra escanteio da direita com o zagueiro Halisson perdendo gol incrível para o Noroeste. Aos 26 minutos o goleiro Weverton desvia a bola para a linha de fundo em chute cruzado de Márcio Gabriel.

 

Aleílson mata o jogo

Aos 28 minutos Aleílson dribla, uma, duas, três vezes o zagueiro Preto Costa, mas chuta por sobre o travessão. Aos 33 minutos o goleiro André Luiz evita o empate colocando para escanteio bola desviada por Kempes.

 

Gooolll - Aos 37 minutos Gustavo escapa em contra-ataque pela esquerda cruza para Aleílson que desvia de cabeça para o canto esquerdo do goleiro Weverton: 2 a 0.

 

Festa da torcida do Noroeste, que foi ao Canindé com ônibus bancados pelo ex-presidente Cláudio Amantini, disparado o mais popular do clube nos últimos 40 anos.

 

Clique aqui e veja os Números do Noroeste no Paulistão/2011.

 

Erlinton Goulart, especial para o Futebol Bauru

www.futebolbauru.com.br

02/04/2011

Veja Também