Federações querem gestão moderna e profissional
Bloco de 19 das 27 Federações Estaduais de Futebol já deixou a mão de Ednaldo Rodrigues, presidente afastado da CBF - Confederação Brasileira de Futebol.
As Federações se juntaram em manifesto assinado no mesmo dia, quinta-feira passada, em que a Justiça afastou o então comandante da entidade.
Nova candidatura
O intuito já é discutir a candidatura para a próxima eleição, que será convocada pelo interventor Fernando Sarney.
Por mais que Ednaldo ainda tente recurso no STF - Supremo Tribunal Federal, o movimento das Federações indica não acreditar em reviravolta…
Profissionalização
As Federações dizem que a CBF foi “sufocada por uma estrutura excessivamente centralizada”.
Os presidentes das Federações ainda apontam que “o cenário exige renovação de ideias, de práticas e de lideranças, bem como a profissionalização definitiva das estruturas de gestão”.
57 votos
O número de 19 Federações é significativo porque já representa 57 votos na eleição da CBF. O voto delas tem peso três.
Então, sobrariam 84 votos fora desse bloco, sendo 24 referentes às oito Federações que não assinaram, os 20 dos clubes da Série A, peso dois e mais 20 dos clubes da Série B, peso um.
São Paulo não assinou
Das Federações mais ricas, a Ferj (Rio de Janeiro) assinou. Mas São Paulo e Minas Gerais, não. Também não assinaram as Federações da Bahia, Pernambuco, Espírito Santo, Tocantins, Mato Grosso e Amapá.
A FPF - Federação Paulista de Futebol é presidida por Reinaldo Carneiro Bastos.
Redação
Futebol Bauru
16/05/2025
Veja Também
-
Fim da novela: Ancelotti vai ganhar mais de R$ 5 milhões e mordomia na Seleção
O italiano Carlo Ancelotti vai morar em mansão no Rio de Janeiro e será o primeiro técnico estrangeiro da Seleção Brasileira em Copa do Mundo.