Em reunião clubes desaprovam unificação de campeonatos Copa Semel e LBFA

27/03/2025Copa Semel

Segundo o secretário de Esportes, Roger Barude Camargo em Audiência Pública na Câmara Municipal, em 18/03/2025, a grama no campo do Redentor está sendo reimplantada. (Futebol Bauru/Arquivo)

A elogiável vontade do secretário de Esportes, Roger Barude Camargo de unificar em um só campeonato times da Copa Semel e da 1ª Divisão, da LBFA - Liga Bauruense de Futebol Amador fica em “stand by” pelo menos neste ano. 

Representantes de sete times, sendo seis que já disputaram a Copa Semel, se reuniram terça-feira à noite em quadra esportiva nos Altos da Cidade e decidiram de forma unânime: não aceitam a unificação. 

Faltam campos

Entre alguns motivos, pesa o fato da morosidade na liberação dos campos. 

As vésperas do início da temporada do futebol amador, de direito e de fato, apenas o Estádio Municipal “Luiz Edmundo Coube”, no Jardim Araruna está liberado. Veja abaixo a situação dos campos. 

O Futebol Bauru apurou o desejo dos clubes, na reunião, de disputar a Copa Semel de agosto a novembro ou até dezembro. 

Semel será comunicada

Sobre a condução do campeonato, regulamento, tabela, arbitragem... Está sendo elaborado documento coletivo para ser apresentado à Semel - Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, organizadora da Copa Semel desde 2011 e gestora dos estádios. 

Assuntos discutidos na reunião serão comunicados aos demais clubes que disputaram a Copa Semel em 2024, mas não estiveram no encontro. 

Representantes do Beija-Flor, Comercial, Atlético Nacional, Portuguesa, Redentor, Boca Juniors e Ipiranga não estiveram presentes. Não se descarta participação de outros clubes. 

Presentes

A decisão de não unificar os campeonatos foi decidida no encontro de dirigentes do 100% Gasparini, Complexo Mary Dota, Geisel, Parquinho, Unidos Tangarás e mais Independência, atual campeão e Oriente, vice da Copa Semel/2024. 

Ressalva

Registra-se que a LBFA protocolou em 18 de fevereiro de 2025 documento na Semel se colocando à disposição para a união de um só campeonato. 

O documento, entretanto, faz observação relevante: “desde que o regulamento seja balizado pela LBFA filiada à FPF - Federação Paulista de futebol”, disse Wellington Silva, secretario da entidade. 

LBFA foi fundada em 21 de julho de 1931 e filiada à FPF desde 1945. Os campeonatos da LBFA são regidos pelo Regulamento Geral de Competições da FPF. 

Estádios

Municipal “Luiz Edmundo Coube”, Jardim Araruna Em condição plena de receber jogos. 

Distritais: “Horácio Alves Cunha”, Jardim Bela Vista e “Toninho Guerreiro”, Núcleo Mary Dota. Dependem do AVCB - Alvará do Corpo de Bombeiros para liberação de jogos. 

Distrital “Sílvio de Magalhães Padilha”, Vila Giunta.

Divergência de escada construída próxima à lateral do gramado, está adiando a liberação. 

Distrital “Nelson Reginato do Canto”, Jardim Redentor

Segundo o secretário de Esportes “grama está sendo reimplantada”. 

Distrital “José Carlos Galvão de Moura”, Núcleo Gasparini

Buracos no campo, grama e mato altos. Ainda fechado. 

Distrital “José Spetic Filho, Vila Dutra

Abandonado. Sem vestiários, sem banheiros, depredado. Entregue ao Deus dará. 

PS - A reportagem do Futebol Bauru percorreu todos os estádios, acima citados, em 13 de março passado e documentou com fotos.  

Erlinton Goulart

www.futebolbauru.com.br

27/03/2024

Veja Também