Sirval Camargo, pioneiro do vôlei feminino de Bauru. Descanse agora amigão

03/04/2024Mais Esportes

Sirval Gomes Camargo, iniciou o vôlei feminino em Bauru, na foto ao lado do amigo Antônio Carlos Barbosa, ex-técnico da seleção brasileira de basquete feminino. (Gegê Beraldo).

“Laila, Índia e Luzia na rede. Teresinha levanta e no fundo da quadra Solange e Ratigueri. Bola alta nas pontas e quando girar Teresinha sai para a entrada da Margaret. Neide no lugar da Luzia e Cleomar na Índia”. Prof. Sirval comandou, hipoteticamente, o treino, mas não foi para o jogo.

Sirval Gomes Camargo, 83 anos, faleceu de infecção generalizada. 

Mais de 20 anos no BAC

Foi “o pai”, como se dizia antigamente, do vôlei feminino de Bauru que ele iniciou no Sesi na década de 1960 e depois no BAC - Bauru Atlético Clube, onde simplesmente jogou Pelé. 

Na quadra de ladrilho do BAC, onde hoje funciona os Supermercados Tauste, a equipe triturava as adversárias, mas parava quase sempre em Lençóis Paulista que tinha a ponteira Bety, com quase 2 metros de altura. 

Sirval e o Édson

As meninas respiravam ofegantes quando o Prof. Sirval, alto, olhos verdes... Ministrava aulas de Educação Física no histórico Colégio Morais Pacheco, no não menos famoso Jardim Bela Vista. Era o Sirval em quadra e o Édson Celulari na cantina. 

Sirval Camargo formou-se em Educação Física na primeira turma da ITE - Instituição Toledo de Ensino, onde anos mais tarde foi dar aula. 

Noitadas

Camarguinho como era chamado pelos amigos de bilhar, do Bilhar Matheus, na quadra 7 da 1º de Agosto. 

Lá se encontrava com o maestro Badê, o investigador Pila, o folclórico Wilson Barbeiro e a figuraça do Pafúncio. Bons tempos sem vagabundos e sem pedintes como agora no centro da cidade que é só pobreza e analfabetismo. 

Meu mestre

Conheci o Sirval em 1973 nos Jogos Regionais de Ourinhos. O frio era imensurável. à noite me cobria com jornal e a coberta de colcha de retalho. Nunca mais nos largamos. Ensinou-me o beabá das modalidades esportivas. Não esqueço jamais. 

Ainda como técnico do BAC levou a equipe a fazer jogo amistoso contra o Flamengo, no Maracanãzinho, no Rio de Janeiro, diante de mais de 8 mil pessoas, e depois contra o Minas Tênis Clube, em Belo Horizonte. 

Subdelegado

Sirval jamais trabalhou na Semel e sim Subdelegado Regional da SET - Secretaria de Esportes e Turismo, do Estado de São Paulo. 

O Sirval não percebe o amor que lhe devoto... 

Prof. Sirval foi casado com Neide, Perciliana, Sheylla e Angélica. Sheylla graduada muito acrescentou na vida do Sirval e Angélica ex-jogadora da Seleção Brasileira de vôlei e que cuidou do Sirval nos últimos 15 anos, 

Deixa ainda os filhos Carlos Eduardo (falecido), Roger Barude, Camila e Lucas e o neto Bruno. 

Issoooo, Camarguinho, tome mais um gole de conhaque Domecq, com gelo. Neusa Scheffer e Cleomar o estão esperando para o jogo eterno.... 

Erlinton Goulart, Futebol Bauru

www.futebolbauru.com.br

03/04/2024

Veja Também