Há mais de três anos sem vencer o Ituano no Paulistão

15/04/2011Noroeste

Apresentado em 19 de maio de 2008, pelo aculturado Joice Queiroz, que surpreendentemente foi gerente de futebol, o técnico Luiz Carlos Martins não correspondeu às expectativas, com o time sendo eliminado, pelo Ituano, da Série C e rebaixado à Série D.

Sábado, véspera do feriado de 7 de setembro de 2008, o Ituano, acumulando cinco derrotas seguidas, entra em campo desmotivado, para cumprir tabela contra o Noroeste, comandado por Luiz Carlos Martins que não correspondeu a veneração recebida.

 

Em Itu, no estádio praticamente vazio, o Noroeste precisava de simples vitória, após ter vencido em Bauru, em 3 de agosto, por 1 a 0, gol de Danilo Dias, para ir as oitavas de final do Campeonato Brasileiro Série C.

 

Contra o fragilizado Ituano, que sai na frente, empate em um gol (de Gilsinho) e o Noroeste além de ser eliminado da Série C, cai para a Série D, e perde vaga na última divisão do futebol brasileiro no Paulistão/2009, quando também amargou rebaixamento.

 

Registra-se que em 12 jogos na Série C em 2008, o técnico Luiz Carlos Martins obteve apenas três vitórias, seis empates e três derrotas e 41,6% de aproveitamento.

 

12º Confronto

Os times, com a corda no pescoço, se enfrentarão pela 12ª vez neste domingo em Itu. O vencedor continua na Série A-1, o perdedor consequente cai para a Série A-2 em 2012 e o empate rebaixa ambos.

 

No Paulistão, em nove confrontos, quatro vitórias do Ituano, quatro empates e uma única vitória do Noroeste, em 27 de janeiro de 2008, em Bauru.

 

O Noroeste goleou: 3 a 0, três gols de Otacílio Neto, que poderia se inspirar no Otacílio de três anos atrás e voltar a marcar neste domingo, se é que jogará, salvando o Noroeste centenário, presidido nestes últimos oitos anos, seguidos, pelo empresário Damião Garcia.

 

1º Confronto em 1990

O primeiro confronto aconteceu em Bauru, dia 29 de abril de 1990, com o Noroeste perdendo de 2 a 1. Dois anos depois, empate em um gol em Bauru e vitória do Ituano, em Itu, por 1 a 0.

 

No Paulistão de 1993, dois empates: 2x2 em Itu e 1x1 em Bauru. Noroeste e Ituano voltariam a se enfrentar somente em 2006, ano em que o Noroeste conquistou inédito o quarto lugar no Paulistão. O jogo foi em Bauru em 5 de fevereiro, e empate em dois gols.

 

Em 2007 vitória do Ituano, diante de sua torcida, por 1 a 0 e no Paulistão de 2009, em 17 de fevereiro, no Estádio “Alfredo de Castilho”, o Ituano venceu por 1 a 0.

 

Gol aos 42´do 2º tempo

Nesse último confronto, há mais de dois anos, o Noroeste tinha como técnico Fahel Júnior contratado para o lugar de Ruy Scarpino, demitido em 1 de fevereiro, e que por coincidência hoje comanda o Ituano.

 

EC Noroeste: Fernando Vizzotto; Éder, Matheus, Marcelinho e George; Júlio, João Marcos (Léo Mineiro), Luciano Bebê (Gilsinho), Bilu e Marcinho (Bruno César); Viola. Técnico: Fahel Júnior. Ituano FC: Alexandre Fávaro; Henrique, Anderson, Thiago Bernardi e Valmir; Xaves, Serginho (Reinaldo), Ticão e Muriqui (Moacir); Ricardo Xavier (Carlos Eduardo) e Alex Afonso. Técnico: Vinícius Eutrópio.

 

Placar: Noroeste 0 x 1 Ituano. Gol: Henrique 42 minutos do segundo tempo. Árbitro: Guilherme Cereta de Lima. Campeonato: Paulista Série A-1, Paulistão, 8ª rodada. Local: Estádio “Alfredo de Castilho”, em Bauru. Público: 931 pagantes. Renda: R$ 12.250,00 reais. Data: 17/02/09.

 

Erlinton Goulart, especial para o Futebol Bauru

www.futebolbauru.com.br

15/04/2011.

Veja Também